Pesquisa Arqueológica no município de Trairi/CE

A equipe de Arqueologia da Geo Soluções Ambientais realizou pesquisa arqueológica no município de Trairi, no estado do Ceará. Essas atividades fazem parte do Licenciamento Ambiental da Usina Solar Fotovoltaica – UFV Serra do Mato III – Ampliação, com uma ADA de 348,69 hectares, situado no município de Trairi, no estado do Ceará.

Licenciamento Ambiental

Os estudos necessários para avaliação de impactos ao Patrimônio Arqueológico foram definidos pela Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará, de acordo com os procedimentos e critérios previstos na Instrução Normativa Iphan n°001, de 25 de março de 2015.

Patrimônio Arqueológico

Os bens de natureza material de valor arqueológico são definidos e protegidos pela Lei nº 3.924, de 26 de julho de 1961, sendo considerados bens patrimoniais da união. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

Você sabe o que é arqueologia?

É a ciência que estuda o passado humano através dos artefatos deixados por eles. A Arqueologia possui várias áreas de pesquisa, sendo que todas elas têm como foco investigar o passado humano através dos bens culturais específicos.

E o que faz o Arqueólogo?

Quem faz arqueologia é reconhecido como arqueólogo, profissional responsável por aplicar métodos e técnicas específicos para a identificação, estudo e conservação dos vestígios arqueológicos encontrados em sítios arqueológicos. A Lei Federal Nº 13.653, de 18 de abril de 2018 regulamenta a profissão de arqueólogo no Brasil.

Você sabe o que é um sítio arqueológico?

Os sítios arqueológicos são os lugares onde podem ser identificados artefatos arqueológicos contextualizados provenientes de ocupações humanas no passado. Neles ocorrem a pesquisa e a coleta da cultura material que será objeto de estudo da Arqueologia para entender o passado humano no tempo e espaço.

Os sítios arqueológicos podem ser identificados em diferentes ambientes: ruínas, caminhos, habitações, a céu aberto, grutas, cavernas, furnas, próximo a cursos d’água, das matas, em morros, até mesmo no quintal das nossas casas.

Sítios Arqueológicos do Município de Trairi/CE

A partir dos dados referentes à tipologia dos sítios catalogados no CNSA/IPHAN para o município de Trairi, bem como as características dos sítios contextualizados na bibliografia arqueológica, podemos inferir uma cronologia de ocupação humana desde 3.460 até 900 BP (FARIAS et al, 2016) para vestígios pré-coloniais, tais como materiais líticos e cerâmicos associados a Fase Papeba e a Tradição Tupiguarani, assim como foram evidenciados sítios do período de contato e/ou histórico com a presença de vestígios cerâmicos associados a Tradição Neobrasileira (CHMYZ, 1976; MARQUES, 2013; DOURADO, 2015), louças, faianças, vidros, metais e grès com
temporalidade associada aos séculos XIX e XX.

Verifique no mapa abaixo a localização dos sítios que cadastrados e que possuem georreferenciamento no município de Trairi/CE.

Pesquisas Arqueológicas no Âmbito do Licenciamento Ambiental

As pesquisas arqueológicas no município de Trairi/CE desenvolvidas no âmbito do licenciamento ambiental tem por objetivo avaliar os impactos diretos e indiretos relacionados às obras de instalação de empreendimentos de geração e distribuição de energia, especificamente parques eólicos, usinas fotovoltaicas e linhas de transmissão.

Essas pesquisas constam listadas no Banco de Portarias de Arqueologia (BPA).

No levantamento arqueológico da Usina Fotovoltaica Serra do Mato III – ampliação não foram identificados impactos ao patrimônio arqueológico na área diretamente afetada (ADA) (Processo Iphan n° 01421.000482/2020-48).
SAIBA MAIS!

Para consultar projetos e relatórios de pesquisa arqueológica autorizados pelo IPHAN, basta inserir o número do processo no campo de pesquisa disponibilizado no Sistema Eletrônico Integrado.

Referências Bibliográficas

ALLAN, A.; RIOS, C. C.; OLIVEIRA, D. L.; SANTOS JÚNIOR, V. Ocupações e Reocupações por grupos pretéritos no litoral cearense: Os vestígios arqueológicos das dunas de Trairi, Ceará, Brasil. CLIO. Série Arqueológica (UFPE), v. 31, p. 53, 2016.

CHMYZ, I. Terminologia arqueológica Brasileira para a cerâmica. In: Cadernos de Arqueologia, Ano 1 n. 1, 1976.

DOURADO, Everaldo Gomes. Modos de habitabilidade dos grupos ceramistas: Dispersão e dinâmica dunar na praia de Flecheiras, em Trairi, no Ceará. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) – Universidade Federal de Sergipe, 2015.

GEO SOLUÇÕES AMBIENTAIS. Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico – Linha De Transmissão 230 kV SE Serrote – SE Pecém II. Trairi, Paraipaba, Paracuru e São Gonçalo do Amarante / CE. Enquadramento In: Nível IV. N° Do Processo IPHAN: 01496.000734/2018-64. 2019.

GEO SOLUÇÕES AMBIENTAIS LTDA. Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico da área de instalação da Usina Fotovoltaica Serra do Mato III – ampliação: Relatório Técnico. Ceará. 2021.

MARQUES, Marcélia (Coord.). Relatório de Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial no Parque Eólico Trairi, em Trairi, no Ceará. IPHAN, Fortaleza, 2012b.

Leave a Reply

Your email address will not be published.